
GASTE MENOS E VIVA MAIS
PASSEIOS ACESSÍVEIS/ BARATOS NO RIO DE JANEIRO
Parte 4: Arte e cultura.
Quando pensamos em turismo ou em outras atividades relacionadas ao lazer e entretenimento, muitas vezes dois pensamentos surgem na nossa mente: Não tenho tempo e/ ou não tenho dinheiro, porém se analisarmos uma noite em uma boate badalada ou um jantar em um restaurante em evidência em um bairro chique ou até mesmo uma noitada em bar descolado da sua cidade pode sair mais que uma excursão e por este motivo resolvi desenvolver este assunto em vários textos para provar que a falta de tempo ou, até mesmo, o baixo poder aquisitivo não são empecilhos para você usufruir de uma experiência simplesmente inesquecível.





omo exemplo vou utilizar a cidade do Rio de Janeiro, mundialmente conhecida como Cidade Maravilhosa, para demonstrar que inúmeras são as oportunidades de você aproveitar a vida, sem prejudicar seu orçamento e dentro da sua disponibilidade de tempo. Vamos apresentar algumas sugestões relacionadas à arte e cultura:
- Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB):
- Apresenta programação de altíssimo nível, sendo em inúmeros casos gratuita, além de realizar exposições internacionais.
- Também oferece: Salas de exibição com mostras de filmes, apresentações de peças, shows e espetáculos com preços acessíveis.
2. Museu do Pontal:
- Apresenta mais de 9.000 obras em seu acervo, resultado da produção de cerca de 300 artistas brasileiros e levou 45 anos para ser reunido pelo designer francês Jacques Van de Beuque.
- A exposição é possui objetivo de apresentar a diversidade cultural de diferentes regiões do Brasil.
- O museu, atualmente localizado na Barra da Tijuca, está cercado por 10.000 m² de área verde com paisagismo assinado pelo conceituado Escritório Burle Marx, proporcionando um ambiente relaxante.
- Casa França-Brasil:
- É um dos espaços culturais mais bonitos e importantes da cidade e considerada o primeiro monumento em estilo Neoclássico do Brasil, marcando o início da influência francesa na arquitetura brasileira.
- O local é famoso por abrigar grandes exposições de arte contemporânea de artistas brasileiros e internacionais.
- Centro Cultural Correios:
- Localizado em um prédio histórico de 1922, de arquitetura em estilo eclético e por várias décadas foi uma agência central dos Correios.
- A visita vale a pena pela arte e pela beleza do próprio edifício.
- É a combinação perfeita entre uma belíssima arquitetura belíssima e uma programação cultural diversificada.
- Casa Roberto Marinho:
- Localizada no Bairro do Cosme Velho, a Casa Roberto Marinho oferece uma combinação perfeita de arte e história, inserida em um cenário carioca de beleza inigualável.
- Localizada aos pés do Corcovado, a Casa Roberto Marinho é um verdadeiro oásis promovendo uma experiência imersiva e completa para cada visitante.
- O acervo da Casa Roberto Marinho é simplesmente, pois reuni as criações de grandes artistas, tais como: Candido Portinari, Di Cavalcanti, Alberto Guignard e Tarsila do Amaral.
- Museu do Amanhã:
- Um museu de ciências aplicadas cuja missão é fomentar a reflexão sobre como as decisões de hoje moldam os futuros possíveis.
- O museu é emoldurado por um extenso espelho d’água. Este recurso não só amplifica a beleza do edifício, mas também cria um cenário perfeito que atrai cada vez mais pessoas em busca de fotos fantásticas, com o bônus da deslumbrante vista da Baía de Guanabara e da Ponte Rio-Niterói ao fundo.
- Parecendo uma nave espacial recém-pousada, o edifício branco é uma fantasia arquitetônica que combina as linhas de um pássaro com a solidez de um navio.
- Museu de Arte do Rio:
- O museu é composto por dois edifícios com estilos completamente diferentes: O tradicional Palacete Dom João VI, lar da Escola do Olhar (o lado educativo), e o vizinho Edifício Modernista (Pavilhão de Exposições), conectados por uma estrutura moderna.
- A conexão entre os dois edifícios é feita pela espetacular passarela suspensa e coberta. Seu formato de onda (ou manta fluída) não apenas otimiza o fluxo de visitantes, mas também a transforma em um marco arquitetônico que remete à identidade marítima e portuária da região.
- Real Gabinete Português de Leitura:
- É um destino absolutamente espetacular e altamente “instagramável” no Rio de Janeiro. São permitidas fotos, mas sem flash e, em geral, você só poderá circular pelo andar térreo para não atrapalhar os leitores.
- Sua beleza é atestada por inúmeras publicações internacionais que a reconhecem como uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.
- A Biblioteca possui a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal com mais de 350 mil volumes, incluindo livros raros e manuscritos dos séculos XVI, XVII e XVIII.
- Escadaria Selarón:
- É mais do que uma escada, é uma verdadeira obra de arte.
- A famosa escadaria deve seu nome e sua beleza ao artista chileno Jorge Selarón, que morava ao lado dela e incomodado com o abandono da área começou a revitalizar os degraus em 1990, cobrindo-os com azulejos nas cores do Brasil.
- Por mais de 20 anos, essa se tornou sua “obra viva”, financiada pela venda de suas pinturas e com azulejos doados por viajantes do mundo todo.
- Selarón dedicou sua vida ao projeto até sua morte em 2013, transformando a escadaria em um dos mais importantes pontos turísticos do Rio de Janeiro.
Podemos certamente afirmar que é um o mito de que o lazer e o entretenimento de qualidade estão atrelados a altos custos e a falta de tempo precisa ser desmistificado e a cidade do Rio de Janeiro com seus diversos atrativos turísticos naturais e artificiais possibilitam uma experiência incrível ao alcance de todos comprovando que uma noite em um restaurante caro pode ser substituída por dias de descobertas e enriquecimento pessoal.
O verdadeiro valor de uma viagem, ou até mesmo de um final de semana, não deve ser avaliado pelo dinheiro, mas sim pelas memórias geradas durante a sua experiência. É por este motivo que nós, da SeeRio Turismo, acreditamos em uma filosofia de viagem que prioriza a autenticidade e a profundidade sobre o luxo, neste sentido privilegiar roteiros de baixo custo não é sinônimo de abrir mão da diversão, mas sim uma forma mais consciente de focar em experiências mais autênticas, profundas e, ironicamente, muito mais valiosas, significativas e transformadoras.
A SeeRio é especialista em criar roteiros de baixo custo que maximizam sua experiência autêntica na cidade do Rio de Janeiro.