PASSEIOS ACESSÍVEIS/ BARATOS NO RIO DE JANEIRO

  • Parte 1: Rodas de samba, ensaios de rua das escolas de samba e Carnaval de Rua.

Quando pensamos em turismo ou em outras atividades relacionadas ao lazer e entretenimento, muitas vezes dois pensamentos surgem na nossa mente: Não tenho tempo e/ ou não tenho dinheiro, porém se analisarmos uma noite em uma boate badalada ou um jantar em um restaurante em evidência em um bairro chique ou até mesmo uma noitada em bar descolado da sua cidade pode sair mais que uma excursão e por este motivo resolvi desenvolver este assunto em vários textos para provar que a falta de tempo ou, até mesmo, o baixo poder aquisitivo não são empecilhos para você usufruir de uma experiência simplesmente inesquecível.

Como exemplo vou utilizar a cidade do Rio de Janeiro, mundialmente conhecida como Cidade Maravilhosa, para demonstrar que inúmeras são as oportunidades de você aproveitar a vida, sem prejudicar seu orçamento e dentro da sua disponibilidade de tempo. Vamos apresentar algumas sugestões relacionadas as rodas de samba:

  • Samba do Trabalhador:
  1. Criada pelo cantor e compositor Moacyr Luz em 2005 e acontece toda segunda-feira, o que deu nome ao evento.
  2. É um reduto do samba de raiz e ocorre no Clube Renascença, um local conhecido pelas tradições afrodescendentes e pela expressão da cultura popular carioca).
  • Carioquinha da Gema (Roda na Rua):
  1. É um ponto de encontro ideal para cariocas e turistas que estão em busca de boa música e um ambiente autentico, cuja programação é variada ao longo da semana.
  2. O local é o palco de sambistas da velha guarda, assim como os novos talentos do samba.
  3. Se você está em busca de um ambiente autêntico e muito animado, este local vai superar suas expectativas.
  • Beco do Rato:
  1. O Beco do Rato está localizado no bairro mais boêmio do Rio de Janeiro, a Lapa.
  2. A essência do local é a roda de samba de raiz com a presença de grandes músicos do gênero e novos talentos.
  3. A gastronomia (culinária de boteco) e a feijoada de domingo são outros atrativos do local.
  • Pedra do Sal:
  1. A Pedra do Sal é considerada o berço do samba carioca e ocorre às segundas-feiras.
  2. Representa um verdadeiro símbolo de resistência e herança cultural afro-brasileira, tombado como Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.
  3. Uma roda de samba com muita energia e dança e comunhão.
  4. Na segunda-feira é possível encontrar diversas barracas de rua que vendem petiscos e bebidas geladas, tais como cerveja, batidas caipirinha. Na região se encontra vários bares e restaurantes para aqueles que desejam jantar tranquilamente.

Carnaval é paixão nacional do Brasil, porém não precisamos esperar até o mês de fevereiro para sentir a energia e a alegria do Carnaval. É isso mesmo, meses antes as escolas de samba realizam um ensaio nas ruas, onde os membros das escolas de samba desfilam na rua do bairro onde se localiza a escola e compartilham com as pessoas a preparação para o Carnaval. Segue uma relação de algumas escolas de samba e os locais onde realizam os ensaios de rua:

  • Acadêmicos do Salgueiro:
  1. A programação de rua varia, portanto é necessário checar nos canais oficiais da Escola, mas posso garantir que o ensaio é incrível.
  2. O ensaio ocorre no entorno da quadra, na Rua Silva Teles, 104, Andaraí.
  • Estação Primeira de Mangueira:
  1. Os ensaios ocorrem aos sábados, a partir das 22h, frequentemente realizados na quadra, mas as datas de rua variam, portanto é necessário checar nos canais oficiais da Escola.
  2. As apresentações ocorrem no entorno da quadra, na Rua Visconde de Niterói, 1072, Mangueira.
  • Portela:
  1. Os ensaios ocorrem aos domingos (para o Carnaval 2026, as datas incluem 16, 23 e 30 de novembro; 7, 14 e 21 de dezembro de 2025 e nos meses de janeiro e fevereiro de 2026.
  2. Os “eventos” ocorrem na Estrada do Portela, entre a Rua Firmino Fragoso e a Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz.
  • Unidos de Vila Isabel:
  1. Os ensaios ocorrem às quartas-feiras.
  2. A apresentação ocorre nas vias do bairro de Vila Isabel.

O que há de mais democrático que os Blocos de Rua de Carnaval? As ruas do Rio de Janeiro se transformam em uma passarela para todas as pessoas, independentemente da idade, status social, gênero e, até mesmo, nacionalidade. Podemos encontrar pessoas das mais variadas partes do mundo compartilhando da mesma festa de rua. Segue uma relação de alguns blocos de rua que se destacam na cidade do Rio de Janeiro:

  • Cordão da Bola Preta:
  1. É o bloco de Carnaval mais antigo do Rio de Janeiro, fundado em 31 de dezembro de 1918.
  2. Atrai uma das maiores multidões do Carnaval de Rua no mundo para o Centro da cidade do Rio de Janeiro.
  3. Reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro pela sua importância na preservação das tradições carnavalescas.
  4. O desfile principal acontece tradicionalmente no sábado de Carnaval na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro.
  • Simpatia é Quase Amor:
  1. O bloco foi fundado em 1985, em meio ao “calor” da campanha pelas Diretas Já (movimento por eleições diretas no Brasil).
  2. O Bloco apresenta uma forte marca de crítica social e luta pela democracia, utilizando a irreverência do samba e das marchinhas para se posicionar politicamente.
  3. Realiza um desfile no sábado anterior ao Carnaval (Pré-Carnaval) e outro desfile no domingo de Carnaval.
  4. Desfila pela Praça General Osório e pela Avenida Vieira Souto (Orla da Praia de Ipanema).
  • Monobloco:
  1. O Monobloco nasceu no ano 2000 como resultado de uma oficina de percussão criada pelos integrantes da banda Pedro Luís e A Parede, desta forma tanto nos ensaios quanto no desfile oficial, a bateria é composta em grande parte pelos alunos formados nas oficinas de percussão.
  2. Tradicionalmente o bloco desfila no Domingo, Pós-Carnaval, encerrando a folia do Carnaval de rua.
  3. O Bloco desfila no Domingo, Pós-Carnaval, na Rua Primeiro de Março, Centro do Rio, sendo que a concentração inicia a partir das 7h ou 8h da manhã.
  4. Além das marchinhas de carnaval e sambas-enredo tradicionais, o Monobloco apresenta um repertório eclético, abrangendo outros ritmos musicais, tais como: Pop, Funk Carioca, Axé, Xote, Rock, entre outros.
  • Banda de Ipanema:
  1. Fundada em 1965 por Albino Pinheiro sendo um dos primeiros blocos/ banda a resgatar e popularizar o Carnaval de Rua na zona sul do Rio de Janeiro.
  2. É o primeiro bem imaterial a ser tombado na cidade do Rio de Janeiro, em 2004, devido a importância cultural e histórica.
  3. A realização do desfile acontece no período de Pré-Carnaval e a concentração ocorre na Praça General Osório (Ipanema).
  • Bloco das Carmelitas:
  1. O bloco foi fundado em 1990 e o nome representa uma homenagem às freiras do Convento de Santa Teresa.
  2. A concentração tradicional e mais famosa acontece em frente ao Convento de Santa Teresa, no Largo das Carmelitas.
  3. Os desfiles ocorrem em dois momentos: Na sexta-feira de Carnaval (dia oficial de abertura da folia) e na terça-feira de Carnaval (dia de encerramento da folia).
  • Sargento Pimenta:
  1. Esta banda, fundada em 2010 por um grupo de amigos e músicos, apresenta como diferencial adaptação das músicas da banda britânica The Beatles de acordo com os ritmos do Carnaval. A essência do Sargento Pimenta é a fusão cultural, celebrando a cultura pop internacional (Beatles) em harmonia com a cultura popular brasileira (Carnaval de rua), conectando o melhor de ambos os universos.
  2. O desfile acontece na segunda-feira de carnaval e concentração é por volta das 8h ou 10h da manhã.
  3. O bloco arrebata multidões para o Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento aos Pracinhas, na Zona Sul do Rio. Um dos maiores palcos do Carnaval de Rua da cidade.

O Carnaval de Rua atrai cada vez mais o desejo dos turistas e dos moradores da Cidade do Rio de Janeiro, atraindo milhares de pessoas. Neste cenário vale destacar os megablocos:

  • Bangalafumenga.
  • Bloco da Anitta (ou Bloco das Poderosas).
  • Bloco da Favorita.
  • Cordão da Bola Preta.
  • Cordão do Boitatá.
  • Fervo da Lud.
  • Monobloco.
  • Sargento Pimenta.

A Agência Municipal de Turismo do Rio de Janeiro (A Riotur) e os órgãos municipais já definiram as datas principais para os desfiles dos Blocos de Rua no Carnaval 2026:

  • Pré-Carnaval: Sábado (7 de fevereiro) e Domingo (8 de fevereiro).
  • Carnaval oficial: De Sábado (14 de fevereiro), até Quarta-feira de Cinzas, (18 de fevereiro).
  • Pós-Carnaval: Sábado (21 de fevereiro) e Domingo (22 de fevereiro).

Podemos certamente afirmar que é um o mito de que o lazer e o entretenimento de qualidade estão atrelados a altos custos e a falta de tempo precisa ser desmistificado e a cidade do Rio de Janeiro com seus diversos atrativos turísticos naturais e artificiais possibilitam uma experiência incrível ao alcance de todos comprovando que uma noite em um restaurante caro pode ser substituída por dias de descobertas e enriquecimento pessoal.

O verdadeiro valor de uma viagem, ou até mesmo de um final de semana, não deve ser avaliado pelo dinheiro, mas sim pelas memórias geradas durante a sua experiência. É por este motivo que nós, da SeeRio Turismo, acreditamos em uma filosofia de viagem que prioriza a autenticidade e a profundidade sobre o luxo, neste sentido privilegiar roteiros de baixo custo não é sinônimo de abrir mão da diversão, mas sim uma forma mais consciente de focar em experiências mais autênticas, profundas e, ironicamente, muito mais valiosas, significativas e transformadoras.

A SeeRio é especialista em criar roteiros de baixo custo que maximizam sua experiência autêntica no Rio.

O Carnaval está chegando e a SeeRio é seu parceiro ideal para aproveitar a folia!

Alexandre Fernandez

Writer & Blogger

Post anterior
Próximo post

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos.